Florestan Fernandes e a "Escola sem Partido"

Florestan Fernandes foi um brilhante professor, além de militante político, lutador social e intelectual rigoroso.

Crítico do sistema capitalista e da desigualdade social imperante no Brasil, cumpriu o papel de intelectual orgânico da classe trabalhadora. Na obra "A formação política e o trabalho do professor", Florestan criticou a visão utópica de que a Educação formal seria o caminho transformador da sociedade. Também abordou a questão da suposta "neutralidade" em sala de aula, que seria exigida aos professores, isso muito antes do projeto fascista que visa implantar a censura no Brasil, conhecido como "Escola sem partido".


O site Lutas Anticapital disponibiliza o livro "A Formação política e o trabalho do professor" gratuitamente, em formato pdf. E também vende a versão impressa por vinte reais.


Recomendamos a leitura desta obra como mais um instrumento para a formação do pensamento transformador da nossa sociedade.


https://lutasanticapital.milharal.org/a-formacao-politica-e-o-trabalho-do-professor/


PDF: https://lutasanticapital.milharal.org/files/2019/10/2019_10_florestan_final_v5.pdf





Posts recentes

Ver tudo

Condenado à esperança

Por Nicolau Neto, professor. Não é fácil conviver. Não é simples conviver. Ou melhor, simples é. A grande maioria é que acaba por complicar o que parece fácil e simples. Complicam quando colocam inter