top of page

Pandemia e guerra fazem a inflação disparar na Europa

Por Vagner dos Santos, professor.


O aumento da inflação é um dos indicadores mais importantes quando se analisa o desempenho econômico dos países. Inflação é a média percentual do aumento do preço das mercadorias em um determinado período.


Nos países que compõem a Zona do Euro (19 nações da União Europeia que utilizam a moeda Euro) o índice de inflação explodiu nos últimos meses. A inflação anual, que girava em torno de 2%, agora está passando de 10% em diversos países, ou seja, as mercadorias e os serviços estão bem mais caro para os europeus. E isso gera revolta pois trata-se de algo raro nesses países. Para se ter uma ideia, o primeiro-ministro da Itália e também do Reino Unido, perderam seus cargos em função da pressão popular contra a alta dos preços.


Mas afinal, o porquê dessa inflação? Dois principais fatores: pandemia e a guerra.

Vejam só. Durante a PANDEMIA, governos europeus gastaram verdadeiras fortunas ,(além do que tinham) como forma de amenizar os impactos das economias paradas, aumentando a chamada DÍVIDA PÚBLICA. Agora os governos passam por problemas financeiros complicados que acabam afetando de alguma forma a inflação.


A outra situação é a GUERRA NA UCRÂNIA.

A venda de gás natural da Rússia para os países europeus diminuiu muito nos últimos meses (lembrando que 40% de todo o gás que abastece o continente vem dos russos). A redução ocorre como reação da Rússia contra as sanções econômicas impostas, sobretudo, pela Europa e EUA. Importante lembrar que o gás alimenta uma série de atividades industriais. Além do consumo das pessoas.


Pois bem, com a escassez do gás, o preço subiu 340% nos últimos seis meses gerando um verdadeiro caos. E a Rússia já deu sinais de que só vai retomar o fornecimento total do gás para os europeus quando as sanções forem suspensas.

Para piorar, 22 milhões de toneladas de TRIGO, produzidos principalmente pela Ucrânia e pela Rússia, deixaram de ser vendidos na Europa em função da guerra. Com isso, a escassez desse produto é muito grande em todo o continente europeu. Como o trigo é base para uma série de produtos alimentícios, essas mercadorias ficaram escassas fazendo com que os seus preços disparasse.

Enquanto a guerra na Ucrânia continuar, a situação da inflação deverá permanecer. Com mais um detalhe: em boa parte do mundo, inclusive nos EUA e no Brasil, a inflação subiu demais.

bottom of page