Vídeo sobre o modo de produção asiático

O que é modo de produção? E formação social?

No percurso da história da humanidade, diferentes formas de exploração social surgiram e condicionaram a vida de milhares de pessoas. A questão da desigualdade social se tornou marca distintiva das sociedades onde a questão de classe se fez presente, ou seja, da exploração baseada no trabalho e no acesso aos recursos materiais produzidos em determinada formação.

Uma das formas de civilização surgida a partir do pressuposto da desigualdade, foi aquela definida inicialmente por Karl Marx como “Modo de Produção Asiático”. O conceito de MDP Asiático apareceu na obra Elementos fundamentais para a crítica da economia política (Grundrisse der Kritik der politischen Ökonomie).

Conheça as características do modo de produção "asiático", também conhecido como despótico-Oriental, tributário, ou hidráulico. Conheça algumas características da formação social asteca.




Dicas de leitura: MARX, Karl. Grundrisse - manuscritos econômicos de 1857-1858: esboços da crítica da economia política. Tradução Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2011. GEBRAN, Philomena (Coordenação). O Conceito de Modo de Produção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.