top of page

Seu primeiro voto precisa ser antifascista e antirracista


Professor José Nicolau em diálogo com juventude. (FOTO/ Reprodução).

Se você é jovem e terá entre 16 e 17 anos no dia 2 de outubro, data do primeiro turno aproveite e tire seu título de eleitor/a. O prazo final tanto para quem quer regularizar sua situação junto a justiça eleitoral quanto para aqueles e aquelas que pretendem votar a primeira vez encerra nesta quarta-feira, 04 de maio.


A democracia, tão fragilizada e maltratada, precisa de você e de sua decisão. Vote e seja um cidadão politizado, uma cidadã politizada e não deixe que os outros decidam por você. Faça parte da mudança que você deseja para si, para sua cidade, seu estado e para o país.


Para quem vai às urnas pela primeira vez, é importante refletir e saber o tamanho do poder que seu voto tem, principalmente em um contexto de retirada de direitos de trabalhadores/as, de cortes em áreas sensíveis, como educação e saúde, do apagamento da cultura em detrimento do fortalecimento da política armamentista e do aumento desenfreado do racismo.


É quantioso ainda lembrar que o seu voto, principalmente por ser o primeiro, necessita ser um voto antifascista e antirracista. E a nossa juventude vai saber dar o recado a todos aqueles e aquelas que inspirados em Bolsonaro tentam fazer em cada estado o quintal do palácio do planalto.


Mas para além de derrotar o fascismo e o racismo que tiveram as portas escancaradas nos últimos quatro anos, é interessante eleger deputados/as e senadores que não estejam alinhados com essas ideologias.

Comentarios


bottom of page