top of page

Conheça Sertão História, uma revista acadêmica



Sertão História é uma revista acadêmica, segue os procedimentos rígidos do conhecimento científico. É um periódico gratuito, editado pelo Núcleo de Estudos em História Social e Ambiente (NEHSA), grupo de pesquisa da Universidade Regional do Cariri, cadastrado no CNPq. Ao submeter artigo, resenha ou transcrição, o autor ou autores, contam com a avaliação duplo-cega, por avaliadores cadastrados na revista, assim são garantidos o anonimato e a qualidade do processo.


O diferencial da revista é que, enquanto boa parte dos periódicos da área de Humanas aceitam artigos apenas de doutores ou mestres, Sertão História tem outra política editorial. Aceita textos de graduados em diante, sendo que estudantes da graduação podem ser coautores.


Segundo seu site:

"Sertão História - Revista Eletrônica do Núcleo de Estudos em História Social e Ambiente tem como missão contribuir para o debate teórico e a difusão das pesquisas em História e áreas afins, bem como democratizar o acesso ao conhecimento científico. Podem publicar graduados, estudantes de pós-graduação lato e stricto sensu (mestrado e doutorado), mestres e doutores. Estudantes da graduação podem ser coautores, não podem submeter como primeiro autor".


Desse modo, amplia a possibilidade de publicação, sem perder de vista os procedimentos científicos.


"Processo de Avaliação pelos Pares

Os originais submetidos são avaliados pelo sistema double-blind peer review. Por isso, devem ser enviados sem qualquer identificação dos autores;

O Comitê Editorial realiza uma triagem inicial para garantir a adequação completa às Normas de Publicação;

As propostas de Artigo serão enviadas para dois (2) pareceristas e as Resenhas e Transcrições serão enviadas para um (1) parecerista. Havendo divergências entre os pareceres, um terceiro avaliador será consultado".


Democratizar a produção acadêmica brasileira, uma ação prática e que traz bons resultados para a revista. Um periódico criado no Brasil profundo que busca ampliar o debate e divulgar o conhecimento científico.


Para acessar a revista:



Comments


bottom of page